terça-feira, 12 de junho de 2007

RIO SÃO FRANCISCO: DESVIO PARTICULAR DESTRUIU 7,5 KMS DO LEITO

• Quando estiver hoje, em Lagoa da Prata, no Oeste de Minas, no primeiro dia de viagem pelo Rio São Francisco, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, verá um gritante exemplo de degradação:

- um desvio feito por uma empresa em 1981, que destruiu 7,5 quilômetros do leito.

A empresa firmou compromisso com o MP de reconstituí-lo, mas recorreu à Justiça e até hoje nada fez.

•(Estado de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


Com referência à viagem acima referida, o Ministério da Ingtegração Nacional divulgou a seguinte nota:

"Ministro Geddel Vieira Lima inicia viagem ao rio São Francisco na segunda-feira

08/06/2007

Brasília – O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, inicia na segunda-feira (11/06) uma viagem ao rio São Francisco.

Durante cinco dias, visitará desde a nascente até a foz do rio. O objetivo, segundo o Ministro, é o de conhecer de perto a real situação do “Velho Chico”, bem como as ações de revitalização que estão sendo desenvolvidas nos municípios localizados na calha do rio.

Batizada de “Travessia para o futuro”, a viagem começa pela capital mineira de Belo Horizonte, onde Geddel Vieira Lima concederá entrevista coletiva, no dia 11, às 16 horas, no Salão de Convenções do Hotel Ouro Minas, e às 18 horas, terá encontro com o governador de Minas, Aécio Neves, no Palácio da Liberdade.

No dia 12 (terça-feira), visitará a nascente do São Francisco, a Lagoa da Prata e a cidade de Pirapora, em Minas Gerais, e no final da tarde seguirá para Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

No dia 13 (quarta-feira), visitará obras de esgotamento sanitário em Bom Jesus e depois conhecerá o campo de provas do projeto de desassoreamento, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco de do Parnaíba (Codevasf), em Barra (BA).

Depois, seguirá para as cidades de Petrolina e Juazeiro.

No penúltimo dia da viagem, dia 15 (quinta-feira), Geddel Vieria Lima irá ao município de Cabrobó, em Pernambuco, conhecer o local onde será feita a tomada de água para o canal norte do Projeto de Integração da bacia do São Francisco às bacias do Nordeste Setentrional, que levará água para os sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro já se encontra no local preparando-se para iniciar as obras dos canais ainda neste mês de junho.

Na sexta-feira (16/06), Geddel Vieira Lima encerrará a viagem com um sobrevôo sobre o São Francisco até a foz do rio, passando por Piaçubuçu."

Nenhum comentário: