quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lula inicia viagem para vistoriar obras do Rio São Francisco

Luiz Ribeiro

Publicação: 14/10/2009 09:09 Atualização: 14/10/2009 09:16

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia nesta quarta-feira (14/10) uma viagem de três dias pelo Rio São Francisco para ver de perto as obras de revitalização em Minas Gerais e na Bahia, além do projeto de transposição, em Pernambuco. As visitas ao Velho Chico são consideradas um pretexto para que Lula tente alavancar a pré-campanha presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), que ele levará a tiracolo. As obras da bacia estão incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Anunciada como prioritária pelo governo, a transposição prevê um investimento de R$ 5 bilhões, enquanto a revitalização deve representar um gasto de R$ 1,5 bilhão.

Na semana passada, Dilma iniciou uma série de viagens para popularizar o seu nome. Primeiro, esteve em Salvador. No último domingo, participou da festa religiosa do Círio de Nazaré, em Belém, representando o presidente da República. O viés político do novo giro presidencial, criticado pela oposição, pode ser observado logo no seu ponto inicial, em Buritizeiro, onde Lula e sua comitiva, integrada ainda pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), chegam pela manhã e serão recebidos pelo governador mineiro Aécio Neves (PSDB).

O avião de Lula descerá no aeroporto de Pirapora, separada apenas pelo rio São Francisco de Buritizeiro, que está na margem esquerda. Assessores do governo chegaram a anunciar que o presidente e a ministra Dilma visitariam obras de revitalização em Pirapora, já que obrigatoriamente precisam descer na cidade, administrada pelo prefeito Warmillon Fonseca Braga (DEM). Mas houve uma mudança de planos, e a comitiva, agora, visitará apenas as obras de recuperação da bacia em Buritizeiro, cujo prefeito é o padre Salvador Raimundo Fernandes (PT).

Nenhum comentário: